Sobre o HPM

60 anos de cuidados

O tratamento que traz resultados

Há 60 anos, o médico psiquiatra Dr. Onofre Pereira Mendonça inovou no tratamento integral médico-hospitalar aos pacientes com doenças e transtornos mentais, fundando o Hospital Psiquiátrico de Maringá.

Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, desde o início o hospital tem como base a humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência. Ao longo de sua história, o HPM ampliou suas instalações, número de funcionários e colaborares e se consolidou como instituição de Serviço Hospitalar de Referência Estadual em Saúde Mental e de ensino, sendo hospital complementar  às residências em psiquiatria da UEM e a Uningá, além de contribuir com a formação de 600 estagiários/ano nas áreas paramédicas.

Fundadores do HPM Onofre Pereira Mendonça e Maria da Glória Parisotto Mendonça

Preserva até hoje o compromisso e a missão de promover atendimento de excelência, acolhedor e humanizado, protegendo e salvando vidas.

Atende pacientes particulares e do Sistema Único de Saúde, de maneira integral, que necessitam de tratamento para doenças e transtornos mentais, emocionais e dependência química. É Referência Estadual em Saúde Mental.

Possui equipes multidisciplinares, compostas por médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros etc, totalizando mais de 230 colaboradores, que dão todo o suporte necessário aos mais de 270 pacientes atendidos na terapia integral.

O HPM é ainda filiado à Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos , Federação dos Hospitais do Paraná e Associação Brasileira de Administração dos Riscos na Saúde ( ABARS), reconhecida internalmente pela American Society for Healthcare Risk Management (ASHRM), sendo que nos Estados Unidos 73% dos hospitais são filiados a essa entidade. 

O Hospital Psiquiátrico de Maringá coloca aos seus pacientes e familiares o ambiente propício, visando  sempre seu bem estar e garantindo excelência do atendimento profissional de seus serviços. 

 

Fatos interessantes

Os Números Falam Por Si

0
Leitos
0
Colaboradores
0
Anos de existência

Atendimento humanizado e acolhedor proporcionam um ambiente adequado ao tratamento de transtornos mentais, emocionais e dependências químicas.

Idealismo marca fundação

O Hospital Psiquiátrico de Maringá foi fundado em 1962 pelo médico psiquiatra Dr. Onofre Pereira de Mendonça, cujo ideal de vida era promover a recuperação de pessoas portadoras de transtornos mentais, utilizando-se de médicos inovadores, como a terapia ocupacional. 

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Onofre fazia parte do grupo filosófico da Dra. Nise da Silveira e Dra. Mira y Lopes, cujos estudos se baseavam nas teorias de Carl Jung, psicanalista suíço que acreditava ser possível restabelecer o ordenamento cerebral, a partir de experiências voltadas ao inconsciente, como o criar artístico. 

Terapia Ocupacional

Um tratamento fundamentado na criação artística, recreação e esporte, é a base da terapia ocupacional, iniciada pelo Dr. Onofre Pereira de Mendonça, fundador desta instituição. Atelier de pinturas, coral, rádio, teatro, festas comemorativas e passeios promovem a auto-estima, na busca por restabelecer através da expressão artística a comunicação dos pacientes com o mundo exterior. 

 

Nossa Missão é promover atendimento de excelência, acolhedor e humanizado.

Quer saber mais sobre transtornos mentais e dependência química. Acesse nosso blog.