Governo Federal certifica Hospital Psiquiátrico de Maringá como Referência Nacional em Álcool e Drogas

O Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM) foi reconhecido pelo Governo Federal como Referência Nacional em Álcool e Drogas. O certificado foi entregue pelo Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, em evento realizado nesta quarta-feira, 6, na Sociedade Médica de Maringá.

Confira reportagem:

Na oportunidade, Dr. Quirino proferiu palestra magna da Residência em Psiquiatria do hospital maringaense que completará 60 anos de fundação neste ano. Ele abordou o tema “Novas Políticas Nacionais de Saúde Mental, Álcool e Drogas”.

O secretário ressaltou que o Hospital Psiquiátrico de Maringá possui uma história de pioneirismo, inovação e dedicação ao tratamento de portadores de doenças mentais, álcool e drogas, cumprindo, portanto, um papel fundamental na rede de atenção a estas doenças. Por isso, além da Referência Estadual em Saúde Mental, o hospital também ganhou a certificação nacional no tratamento de álcool e drogas.

A presidente do HPM, Maria Emília Parisotto Mendonça, acrescentou que a instituição se torna também referência em ensino, com a inauguração de sua residência própria em psiquiatria. Ela lembrou que o hospital foi pioneiro na Residência em Psiquiatria em parceria com a UEM.

Veja reportagem da CBN clicando aqui!

Entrevista do Dr. Quirino à CBN

COMBATE ÀS DROGAS

O secretário apresentou ainda números referente às drogas, enfatizando que o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo e o segundo em cocaína. Por isso, o Governo Federal vem dispensando esforço na redução das estatísticas e consequências dessa verdadeira epidemia.

Ele apontou ainda que há vários estudos que comparam a redução do número de leitos hospitalares de psiquiatria com o aumento de crimes, prisões, violência e de moradores de rua. “Por isso, é tão importante contarmos com hospitais como este de Maringá, que cumpre um papel fundamental na política nacional de enfrentamento às drogas.”

Reportagem à Rádio Pinga Fogo
RIC TV destacou entrega da certificação ao Hospital Psiquiátrico de Maringá

OUTROS VEÍCULOS TRATARAM DO ASSUNTO:

LINKS DAS REPORTAGENS DA VISITA A MARINGÁ DIA 6 DE ABRIL

PORTAL O MARINGÁ

CBN MARINGÁ

https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/hospital-psiquiatrico-de-maringa-recebe-certificacao-nacional

PORTAL GMC

CRM

https://www.crmpr.org.br/Secretario-Nacional-faz-palestra-em-Maringa-sobre-Novas-Politicas-de-Saude-Mental-Alcool–11-57516.shtml

PORTAL HOJE MAIS

https://www.hojemais.com.br/maringa/noticia/geral/numeros-assustadores-35-milhoes-de-brasileiros-consomem-drogas-ilicitas-12-milhao-sao-usuarios-de-crack

SHESSMAR

https://www.shessmar.com.br/noticias/Convite-Palestra-Magna-Novas-Pol%C3%ADticas-Nacionais-de-Sa%C3%BAde-Mental-%C3%81lcool-e-Drogas/174

RIGON

PSIQUIATRIA

https://www.psiquiatria-pr.org.br/news-appsiq_det.php?blog=7911

IMAGENS DO EVENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *