Residência Médica no Hospital Psiquiátrico de Maringá: conquista em favor da saúde regional e paranaense

O Hospital Psiquiátrico de Maringá, que já é Referência Estadual em Saúde Mental, obteve mais uma grande conquista em favor do ensino e da saúde. A instituição implantou, neste ano, sua Residência Médica em Psiquiatria.

A presidente do hospital, Maria Emília Parisotto Mendonça, lembra que o HPM, além de sua nova Residência Médica, continua como hospital complementar à Residência em Psiquiatria da UEM, implantada em 2001, sendo a primeira do interior do Paraná.  

O hospital foi também, até o início deste ano, complementar à Residência em Psiquiatria da Uningá. Além disso, já contribuiu com a formação de 600 estagiários/ano nas áreas paramédicas, reforçando a importância da instituição para a comunidade. 

BENEFÍCIOS À COMUNIDADE

“A residência médica no SUS beneficia o profissional e a comunidade. Ao mesmo tempo em que receberão conteúdo prático e teórico, estarão contribuindo com a comunidade, que recebe os seus serviços”, aponta Maria Emília.

E acrescenta: “Os médicos residentes vivenciarão o dia a dia de um hospital Referência Estadual em Saúde Mental, que recebe pacientes de todo o Estado, encaminhados pela Central de Leitos. Vale lembrar que a instituição tem importância ainda maior para a região Noroeste do Paraná, uma vez que o maior contingente (65%) é proveniente de Maringá, da 15ª Regional de Saúde, sede da Macrorregional Noroeste de Saúde”.  

QUALIDADE PARA O PACIENTE

O coordenador do programa de residência, diretor-clínico do hospital, médico psiquiatra Paulo Vecchi Abdala, acrescenta que a “residência melhora a qualidade do atendimento para o paciente e, ao mesmo tempo, incrementa a formação do profissional, que se torna mais apto a realizar os atendimentos de contato assistido junto ao paciente pelo período de três anos”. 

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação que funciona nas instituições de saúde, e é por meio delas os recém-formados realizarão atividades práticas para consolidar, aprofundar e harmonizar seus conhecimentos teóricos ao ambiente hospitalar, sob a supervisão de médicos especialistas.

SELEÇÃO DOS RESIDENTES

O processo seletivo para duas vagas foi realizado no final do ano passado, sob a coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME). As provas aconteceram em janeiro de 2022.

A residência, autorizada pelo MEC, está sendo implantada em conformidade com a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, com as resoluções CNRM nº 02 de 27 de agosto de 2015 e nº 4 de 23 de outubro de 2007, suas complementações e demais deliberações da Comissão Nacional de Residência Médica / Ministério da Educação (CNRM/MEC).

HISTÓRIA DE PIONEIRISMO

A Residência Médica reforça a história de pioneirismo do hospital, fundado há 59 anos pelo médico psiquiatra Dr. Onofre Pereira Mendonça, que inovou no tratamento integral médico-hospitalar aos pacientes com doenças e transtornos mentais.

Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, desde o início o hospital tem como base a humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência. Preserva até hoje o compromisso e a missão de promover atendimento de excelência, acolhedor e humanizado, protegendo e salvando vidas.

Atende pacientes particulares e do Sistema Único de Saúde, de maneira integral, que necessitam de tratamento para doenças e transtornos mentais, emocionais e dependência química. Possui equipes multidisciplinares, compostas por médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros etc, totalizando mais de 230 colaboradores, que dão todo o suporte necessário aos pacientes atendidos na terapia integral.

O HPM é ainda filiado à Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, Federação dos Hospitais do Paraná e Associação Brasileira de Administração dos Riscos na Saúde (ABARS), reconhecida internacionalmente pela American Society for Healthcare Risk Management (ASHRM), sendo que nos Estados Unidos 73% dos hospitais são filiados a essa entidade. 

O Hospital Psiquiátrico de Maringá coloca aos seus pacientes e familiares o ambiente propício, visando sempre seu bem estar e garantindo excelência do atendimento profissional de seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *