Secretário Nacional de Prevenção às Drogas estará em Maringá para palestra magna e certificação nacional ao Hospital Psiquiátrico

O Hospital Psiquiátrico de Maringá irá receber, no dia 6 de abril, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, para palestra magna sobre “Novas Políticas Nacionais de Saúde Mental, Álcool e Drogas”. Dr. Quirino foi coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD).

Para inscrição, clique no link:

O evento inaugura oficialmente a Residência em Psiquiatria do hospital maringaense, que receberá, na oportunidade, o Certificado de Referência Nacional em Álcool e Drogas, do Ministério da Cidadania.

A certificação é mais um reconhecimento ao programa de tratamento às dependências químicas do HPM, o pioneirismo e referência que o hospital conquistou ao longo de seus 60 anos de atividades, salvando vidas.  Atualmente o HPM é Serviço Hospitalar Referência Estadual em Saúde Mental e já foi premiado internacionalmente pela AHMA (American Health Management Association).

RESIDÊNCIA

A presidente do hospital, Maria Emília Parisotto Mendonça, lembra que o HPM, além de sua nova Residência Médica, que já está funcionando, continua como hospital complementar à Residência em Psiquiatria da UEM, implantada em 2001, sendo a primeira do interior do Paraná. 

O hospital foi também, até o início deste ano, complementar à Residência em Psiquiatria da Uningá. Além disso, já contribuiu com a formação de 600 estagiários/ano nas áreas paramédicas, reforçando a importância da instituição para a comunidade.

O evento com o secretário nacional, que será realizado na Sociedade Médica de Maringá, das 8h30 às 11h30, reunirá ainda outras autoridades em saúde mental, como o diretor técnico da pasta, o presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria e representantes da área de saúde do Paraná e de instituição de ensino. 

HISTÓRIA DE PIONEIRISMO

A Residência Médica e a certificação nacional reforçam a história de pioneirismo do hospital, fundado há 60 anos pelo médico psiquiatra Dr. Onofre Pereira Mendonça, que inovou no tratamento integral médico-hospitalar aos pacientes com doenças e transtornos mentais.

Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, desde o início o hospital tem como base a humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência. Preserva até hoje o compromisso e a missão de promover atendimento de excelência, acolhedor e humanizado, protegendo e salvando vidas.

Atende pacientes particulares e do Sistema Único de Saúde, de maneira integral, que necessitam de tratamento para doenças e transtornos mentais, emocionais e dependência química. Possui equipes multidisciplinares, compostas por médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros etc, totalizando mais de 230 colaboradores, que dão todo o suporte necessário aos pacientes atendidos na terapia integral.

O HPM é ainda filiado à Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, Federação dos Hospitais do Paraná e Associação Brasileira de Administração dos Riscos na Saúde (ABARS), reconhecida internacionalmente pela American Society for Healthcare Risk Management (ASHRM), sendo que nos Estados Unidos 73% dos hospitais são filiados a essa entidade.

O Hospital Psiquiátrico de Maringá coloca aos seus pacientes e familiares o ambiente propício, visando sempre seu bem estar e garantindo excelência do atendimento profissional de seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *